Neste mês, as ações da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) reforçam a acessibilidade, com olhar dedicado para a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços da arte. Assim, nos dias 25 e 26 de setembro, o público poderá conferir a palestra “Rompendo barreiras na arte por meio da acessibilidade” e o espetáculo “Dedos” que compõem a programação alusiva à 18ª Primavera dos Museus.
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. Participante, mais uma vez, da Primavera dos Museus, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realiza as duas ações de forma gratuita e convida todas as pessoas interessadas a participarem.
Palestra
Na quarta-feira, 25 de setembro, às 19h, no auditório da CCCC, será realizada a palestra “Rompendo barreiras na arte por meio da acessibilidade” que destacará a importância da acessibilidade cultural, com foco na inclusão de pessoas surdas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A acessibilidade na arte desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e na garantia do acesso equitativo à cultura para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas ou sensoriais.
Espetáculo “Dedos”
Outra parte da programação que integra a Primavera dos Museus é a exposição Bienal das Amazônias que está em cartaz até o dia 30 de setembro. Todas as obras da artista Elza Lima contam com recurso de audiodescrição, promovendo a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão.
A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço do Instituto Cultural Vale no Pará, com localização na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.