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Itinerância “Proncovô” desembarca em Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto

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Fotos: Guto Muniz - Proncovô

“Proncovô” é um show poético musical que celebra a arte do caminhar e faz uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. Protagonizada por Laura de Castro e Zé Motta, o espetáculo chega ao município de Canaã dos Carajás após uma temporada de apresentações no Sudeste do País. O espetáculo traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos, tocando, cantando e recitando textos e poemas costurados em uma dramaturgia que festeja a cultura brincante brasileira.

A itinerância “Proncovô” desembarca na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto (quarta e quinta-feira), com a realização da Oficina Proncovô no primeiro dia de programação, às 18h30. A oficina tem duração de duas horas e o seu principal objetivo é trabalhar a interdisciplinaridade, especialmente as vertentes da música, do corpo e do teatro, e a exploração dos entrelaços entre essas formas de expressão cultural.

Já no dia seguinte, 22 de agosto, a comunidade prestigiará o espetáculo cênico, às 19h, na Praça Virgem de Guadalupe, em frente à Casa da Cultura. A montagem tem direção e dramaturgia de Eduardo Moreira e direção musical de Sérgio Pererê. Com composições autorais que se juntam a canções populares, o espetáculo convida o público para uma experiência em que a emoção do encontro fala mais alto.

“Receber espetáculos itinerantes na Casa da Cultura, espaço do Instituto Cultural Vale, é a oportunidade de criar intercâmbios culturais valorosos entre artistas de diversas regiões e países. Além disso, movimenta-se toda a cadeia econômica da cultura, uma vez que produtores, fornecedores de serviços e artistas locais acabam sendo contratados para atuarem nesses espetáculos”, enfatiza Gabriela Sobral Feitosa, diretora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

O espetáculo já passou pelas cidades de Sabará, Catas Altas, Barão de Cocais, Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima e Belo Horizonte e a escolha por iniciar a turnê já estava no cerne do projeto, como conta Laura de Castro: “Após a pandemia, percebemos uma ebulição cultural, a volta dos shows e peças, porém percebemos que isso estava forte apenas nos grandes centros e capitais. Nosso desejo foi descentralizar, levar nossa arte até essas pessoas”.

A força do encontro ao longo da caminhada é uma metáfora do próprio processo do espetáculo, que marca a reaproximação artística de Eduardo Moreira e Laura de Castro, que viveram uma experiência teatral juntos anos atrás. “É um encontro artístico e afetivo. A Laura trabalhou comigo quando tinha quase 12 anos de idade. Quando ela me convidou para fazer a direção de um show dela com Zé, topei na hora porque deslumbrei a possibilidade de trabalhar o jogo e a relação da música com o teatro e, somado isso, tendo a liberdade de abordar um assunto que sempre me interessa muito que é o caminhar, o lugar do andarilho, do nômade, aquele que está sempre locomovendo-se em busca de alguma coisa”, destaca Eduardo Moreira.

A perspectiva de transmutar, estar sempre partindo e chegando, é uma característica imanente a todo o artista. Para tecer a dramaturgia, Eduardo Moreira se inspirou nos livros “A História do Caminhar”, de Rebecca Solnit, e “Caminhar, Uma Filosofia”, de Fréderic Gros. O roteiro final faz uma colagem com escritos e poemas de diversos autores como Antônio Machado, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Fernando Pessoa, incluindo também composições musicais dos artistas-cantores, misturadas com clássicos da música popular, criando um caleidoscópio de sensações.

“Existe o encontro e um embate do encontro de uma forma ancestral de arte dita pela juventude dos seus intérpretes. Encontros da tradição com o contemporâneo, o erudito e o popular, a música e o teatro, o lírico e o épico, tudo isso numa linguagem que sempre busca a comunicação direta com o público”, garante o diretor Eduardo Moreira.

Sérgio Pererê, diretor musical do espetáculo, foi de extrema importância para a costura entre música e cena. Trazendo sua grande experiência como multiartista e seu vasto conhecimento cênico, Pererê provocou os artistas a borrarem a divisão entre som e texto, e a trazerem texturas e timbres diferentes. “Está sendo um desafio maravilhoso aprender novos instrumentos. Pererê trouxe essa provocação, para que experimentássemos outras sonoridades harmônicas e percussivas, e nós entramos de cabeça”, comenta Zé Motta.

O show cênico “Proncovô” é um projeto realizado pela Laura de Castro Produções Artísticas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale e do Instituto Unimed BH. A produção é da Lazúli Cultura. Este ano, além de circular pelo Pará, o espetáculo irá aos estados do Maranhão e Rio de Janeiro.

Sobre os artistas

Laura de Castro é bailarina, atriz, professora, palhaça, diretora, musicista e produtora cultural. Tem sua formação nas instituições: Primeiro Ato Escola de Dança, Galpão Cine Horto, Núcleo Artístico, Escola de teatro PUC Minas, O Tablado, e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, além das mestras e mestres que teve ao longo de sua formação. Atualmente cursa pós-graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO, desenvolvendo e aprimorando o trabalho corporal e artístico que faz com musicistas.

Zé Motta é músico, formado em Licenciatura em música pela UNIRIO. Desde 2010 integra o grupo Bloco do Sargento Pimenta como percussionista, regente e um dos coordenadores da oficina de percussão. Com o bloco, já tocou em diversas cidades do Brasil e do exterior – sua apresentação mais recente fora do Brasil ocorreu em Nova York (2023).

Fonte: Jéssica Borges

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Estado informa sobre o funcionamento de órgãos e espaços públicos durante a COP30

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A realização da Cúpula do Clima e da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerão em Belém, neste mês de novembro de 2025, provoca mudanças no funcionamento dos órgãos e entidades do poder executivo do Pará, previstas no Decreto Estadual nº 4.348, para o período de 5 a 21 de novembro de 2025.

Na área da saúde, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), o Hospital Jean Bitar e o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) estão entre as unidades de retaguarda do governo do Pará, tanto para a população que faz parte do perfil assistencial e de referência das unidades quanto as possíveis demandas provenientes do evento internacional.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Fundação Hemopa, o Hospital Ophir Loyola, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e a Policlínica Metropolitana anunciaram funcionamento normal durante o período. O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) funcionará em regime de plantão para atendimento assistencial de pacientes internados e para casos de urgência e emergência em cardiologia e psiquiatria.

Segurança – A Polícia Civil do Pará (PCPA) lista as unidades que funcionarão em regime de plantão 24h: seccionais urbanas que funcionam na Região Metropolitana de Belém; Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE); Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO); Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur); Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Belém, de Icoaraci e de Ananindeua; e Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) de Belém.

A PCPA definiu que as seccionais urbanas da RMB funcionarão em regime 24h, além de outras unidades

A PCPA definiu que as seccionais urbanas da RMB funcionarão em regime 24h, além de outras unidades – Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Os atendimentos para emissão de RGs seguem normais de acordo com o agendamento prévio da PCPA. Na sede da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), esse serviço deve ser agendado previamente pelo e-mail agendamento@seju.pa.gov.br e o atendimento será de 8h às 12h. A Seju seguirá com atendimento Procon nas Estações Cidadania dos shoppings Pátio Belém, Grão-Pará e Metrópole, de 10h às 14h, e o Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, no Aeroporto Internacional de Belém, de 10 a 21 de novembro, de 9h às 19h. No final de semana, uma equipe comparecerá no local se houver notificação de demanda.

Cidadania – As Usinas da Paz vão funcionar normalmente durante a COP30, com exceção da Usina Jurunas/Condor, que será cedida ao Exército para a instalação de um hospital de campanha. As outras UsiPaz seguirão com as atividades realizadas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), como gastronomia, aulas de costura e tecnologia, além dos espaços comuns (quadra esportiva, praça, parques, etc) que vão estar disponíveis para o uso das comunidades.

Já três unidades das Estações Cidadania, localizadas na Região Metropolitana de Belém (RMB), funcionarão em horário especial, a partir desta quarta-feira (5). As unidades Pátio Belém, Grão-Pará e Ananindeua funcionarão de 10h às 14h, de 5 a 21 de novembro. O novo horário foi definido considerando o aumento do fluxo de pessoas e as alterações no trânsito previstas na capital e em municípios próximos, durante o período da conferência.

As Estações Cidadania vão funcionar normalmente durante a COP30

As Estações Cidadania vão funcionar normalmente durante a COP30 – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Híbrido – A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai garantir atendimento ao público em caráter híbrido (presencial e online), já a partir da próxima quarta-feira (5) até a sexta-feira (21), data de encerramento da COP30. Todas as informações sobre canais de atendimento da PGE estão disponíveis pelo portal da instituição.

O Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) e a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) seguem com atendimento presencial e digital normalmente neste período. Os canais digitais da Junta, como suporte online, chat e Telejucepa, também vão permanecer ativos, garantindo que os usuários possam realizar serviços como abertura, alteração e baixa de empresas durante todo o período da conferência.

Detran – O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) trabalhará em escala reduzida durante a COP30. No período de 3 a 21 de novembro, o atendimento ao público será de 10h às 14h. A medida vale somente para a sede do Detran, Ciretran Ananindeua e postos de atendimento localizados em Belém, Ananindeua e Marituba.

Cultura – A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) anuncia que, de 10 a 21 de novembro, todos os museus do Estado funcionarão todos os dias, de 9h às 17h. A Fundação Cultural do Pará (FCP), informa que, entre os dias 4 e 23 de novembro, o funcionamento da Biblioteca Pública Arthur Vianna será das 10 às 16h. A partir do dia 24 de novembro, o funcionamento do espaço retorna ao horário de 9 às 18h.

Ideflor-Bio – O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, que normalmente abre de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h, e fecha às terças-feiras, também estará aberto todos os dias de novembro, mantendo o mesmo horário de visitação.

Mangal das Garças – O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, localizado no bairro da Cidade Velha, funcionará todos os dias do mês de novembro, das 8h às 18h. Habitualmente, o espaço fecha às segundas-feiras para manutenção, mas estará aberto de forma excepcional durante esse período.

O Mangal das Garças funcionará de maneira excepcional nesse período da Conferência

O Mangal das Garças funcionará de maneira excepcional nesse período da Conferência – Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Cosanpa – Durante a COP30, a loja de São Brás, responsável pelo atendimento aos usuários de Belém, Ananindeua e Marituba, continuará funcionando normalmente para negociação de débitos. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, assim como o Protocolo da Cosanpa. Os usuários também podem contar com os canais digitais: Call Center 0800 0195 195, WhatsApp (91) 3122-7194 e chat online disponível no site.

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Suspensão temporária dos Processos Seletivos Simplificados (PSS)

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A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), vem a público informar que a suspensão temporária dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) regidos pelos Editais nº 001/2025-PMP e nº 002/2025-PMP trata de medida que atende à Recomendação nº 004/2025, expedida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), e tem como objetivo a reestruturação dos referidos editais para garantir a plena conformidade com as diretrizes legais.

A Administração Municipal está promovendo as adequações necessárias para assegurar a máxima lisura, isonomia e segurança jurídica dos certames, reforçando o compromisso da gestão com a transparência e a igualdade de oportunidades.

A Prefeitura de Parauapebas reitera seu respeito às orientações dos órgãos de controle e seu empenho na contínua melhoria dos serviços prestados à comunidade. Novas informações sobre o cronograma dos processos seletivos serão divulgadas oportunamente nos canais oficiais.

Assessoria de Comunicação / PMP 2025

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Uma noite inesquecível com o Coelhinho Pitomba em Parauapebas!

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Fotos: Divulgação

A magia do teatro tomou conta de Parauapebas! A apresentação do espetáculo “O Coelhinho Pitomba” encantou o público e transformou a noite em uma verdadeira celebração de arte, cultura e alegria. Foram momentos de muitos sorrisos, encantamento e emoção, onde crianças, jovens e adultos embarcaram juntos em uma aventura cheia de aprendizados e valores importantes para a vida.

A história acompanha Pitomba, um coelhinho curioso, divertido e cheio de imaginação que vive na floresta com seus amigos – animais que representam diferentes personalidades e comportamentos do nosso cotidiano. Cada personagem trouxe uma lição especial sobre amizade, respeito, solidariedade e, principalmente, amor pela natureza.

Com cenários coloridos, músicas contagiantes e atuações cheias de energia, a Companhia de Teatro Maria Clara Machado entregou um espetáculo capaz de prender a atenção do público do início ao fim. As crianças se divertiram, os pais se emocionaram e todos saíram com uma mensagem importante no coração: cuidar do meio ambiente é cuidar de nós mesmos e das próximas gerações.

Um dos momentos mais marcantes foi quando Pitomba e seus amigos precisaram se unir para salvar a floresta de um grande perigo. A união do grupo mostrou que, quando trabalhamos juntos, somos capazes de superar qualquer desafio. A plateia acompanhou cada cena com entusiasmo e brilho nos olhos, foi lindo ver a interação e a energia do público, que lotou o espaço e prestigiou essa linda iniciativa cultural.

E o melhor: o espetáculo foi totalmente gratuito, garantindo acesso democrático à arte e aproximando ainda mais a comunidade do universo teatral. Foi muito mais do que uma apresentação, foi uma experiência que ficará na memória de todos os presentes.

Tonico Ferreira, diretor da peça

“Agradeço de coração a todas as famílias que levaram seus filhos, compartilharam sorrisos e viveram essa experiência mágica conosco. Meu respeito e reconhecimento também a cada pessoa que acredita no poder transformador da arte e da cultura, que apoia projetos educativos e entende que investir em cultura é investir no futuro das nossas crianças e na construção de uma sociedade melhor. Vocês fizeram dessa noite muito mais do que um espetáculo, fizeram um encontro de amor, aprendizado e união pela natureza e pelos valores que realmente importam.

Também não posso deixar de destacar os parceiros que tornaram esse momento possível. Nosso agradecimento especial ao Instituto Cultural Vale, patrocinador master do projeto por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; ao Instituto Cultural Terra Fértil, ao Ministério da Cultura e ao Governo Federal, pela realização; e à Companhia de Teatro Maria Clara Machado, que deu vida a esse sonho no palco.

Muito obrigado, Parauapebas! Que venham muitas outras histórias para vivermos juntos!” afirma Tonico Ferreira, diretor da peça.

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