Começou na manhã desta quarta-feira (8), no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, em Parauapebas (PA), o Congresso de Gestão do Conhecimento e DA Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás – CGBio.
O evento é realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Carajás – ICMBio, e conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas e da empresa Vale.
Durante os três dias de programação, ocorrerá encontro entre especialistas e comunidades à procura de estratégias para a conservação da região de Carajás.
A cerimônia de abertura do Congresso contou com a presença do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen; de vereadores do município, lideranças indígenas, Chefe do NGI ICMBio Carajás, André Luís Macedo Veira, e do presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires.
Quem estava com a presença confirmada e não apareceu na abertura foi o governador do Pará, Helder Barbalho.
Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen
Em sua fala, o prefeito Darci Lermen disse que “o Seminário serve para conseguirmos encontrar estratégias de sobrevivência em nosso planeta; por isso nós estamos aqui. Para que a humanidade possa sobreviver, precisamos ter o planeta vivo. Seremos vivos se o planeta for vivo e estaremos mortos se o planeta for morto. Então, construir isso é o nosso desafio agora”, destacou o prefeito.
Daniel Medeiros, diretor de licenciamento Vale
Já o representante da mineradora Vale, Daniel Medeiros, falou que “a empresa tem o compromisso com essa terra, com esse território, com esse povo e aqui agente reafirma o nosso compromisso com a preservação da biodiversidade local”.
Daniel citou algumas ações que refletem esse compromisso ao longo do tempo, e destacou algumas: mais de 11 publicações sobre a biodiversidade da região, entre elas um livro sobre Harpia, sobre Arara Azul, sobre a fauna da floresta e sobre a flora da floresta”, acrescentantando que “são diversas publicações que são colocados a disposição da sociedade”.
Presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires
Mauro Oliveira Pires, presidente do ICMBio, agradeceu a todos que ajudaram a organizar o grande evento, parabenizou os prefeitos da região pela parceria, e disse que “em muitos lugares os prefeitos atrapalham, pedindo pra liberar uma derrubada ou uma mineração, e aqui em Parauapebas e Canaã dos Carajás é diferente: os prefeitos ajudam a proteger a floresta, isso porque o poder municipal percebe a importância dessas áreas protegidas, inclusive as áreas indígenas”. Ele disse ainda “acreditar que o grande objetivo desse congresso é celebrar a diversidade e, de outro lado, apresentar o conhecimento que essa diversidade permite, conhecimento científico, conhecimento tradicional, conhecimento baseado na floresta, baseado nos recursos naturais e promovendo o bem estar de todos”, concluiu Mauro Oliveira.
Logo após a abertura, começaram as palestras com especialistas da área da biodiversidade.
O encontro, que conta com a presença de um grande público, prossegue até dia 10, e durante esses três dias, quem quiser comparecer ao evento no Parque de Exposições, tem transporte de graça partindo de vários pontos da cidade.
Quem for até o parque poderá acompanhar palestras sobre o assunto e ver expositores de vários seguimentos. Depois das 18h tem sessão de filmes e a partir das 20h música ao vivo.