Ligue-se a nós

Destaque

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

Publicado

no

O boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (8) indica aumento de hospitalizações por influenza em várias localidades do país, chegando a níveis de moderados a altos de incidência em alguns estados das regiões Norte e Centro-Sul e também no Ceará. Os casos atingem jovens, adultos e idosos. 

O InfoGripe chama a atenção também para o número elevado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças de até 2 anos, associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em várias regiões do país.

Segundo o boletim, há sinal de desaceleração do crescimento da SRAG associada ao VSR em crianças, principalmente na Região Centro-Oeste, onde a alta do vírus começou a ser registrada no fim de fevereiro. Esse indício de casos também foi verificado em alguns estados do Sudeste, Norte e Nordeste.

“Apesar desse sinal de interrupção do crescimento de SRAG por VSR, a incidência permanece elevada”, diz a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella.

Mortalidade

De acordo com o boletim, mesmo diante da baixa incidência de SRAG por Sars-CoV-2 (Covid-19) no país, o vírus tem sido a principal causa de mortalidade entre os idosos nas últimas semanas, seguido pela influenza A. Em nível nacional, observa-se uma desaceleração ou interrupção do crescimento da síndrome entre crianças de até 2 anos.

Nas crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, o número de novos casos de SRAG mantém-se em queda, mas, na população de jovens, adultos e idosos, continuam em crescimento.

Máscaras

Tatiana Portella recomenda o uso de máscaras em locais fechados e dentro dos postos de saúde. Em caso de surgimento de sintomas, a orientação é ficar em casa, em isolamento. Caso não seja possível, o indicado é que as pessoas saiam de casa usando máscara.

“Por fim, pedimos às pessoas dos grupos que ainda não se vacinaram contra a influenza A que se vacinem o quanto antes”, concluiu a pesquisadora do InfoGripe.

Estados e capitais

Segundo a edição do InfoGripe divulgada hoje, 13 dos 27 estados brasileiros apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Amapá; Bahia; Ceará; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Pará; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins.

publicidade

Continuar Lendo
Publicidade

Destaque

JIPS 2025 é aberto com grande participação e clima de festa em Parauapebas

Publicado

no

A manhã desta sexta-feira, 09 de maio, foi marcada por muita animação e espírito esportivo na abertura oficial dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPS) 2025. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu mais de mil pessoas e faz parte das comemorações pelos 37 anos de emancipação do município.

Representando o prefeito Aurélio Goiano, o secretário adjunto de gabinete Fabio Sacramento participou da cerimônia e destacou a importância do evento para a juventude parauapebense. Em sua fala, Sacramento parabenizou todos os diretores, professores e alunos envolvidos na realização dos jogos, que cada um aproveite ao máximo essa experiência que, com certeza, será marcante em suas vidas.

Fábio Sacramento, secretário adjunto do gabinete e a secretária de educação Maura Paulino

“Esse é um momento de celebração da educação, do esporte e da união. Quero parabenizar cada profissional da educação pelo empenho e cada aluno por participar com entusiasmo. Desejo uma excelente competição a todos”, afirmou o secretário adjunto.

Com o tema “Fortalecendo Vínculos, Reconstruindo Saberes: o esporte que une, o aprendizado que transforma”, os JIPS 2025 marcam um novo capítulo na história do esporte escolar do município. Após oito anos, o evento volta a ser realizado com a participação de todos os alunos da rede municipal de ensino. Em edições anteriores, apenas uma parte dos estudantes tinha acesso à competição.

Este ano, 53 escolas participam dos jogos, entre instituições públicas e privadas, da cidade e da zona rural. A expectativa é de dias de integração, espírito esportivo e aprendizado, fortalecendo o papel do esporte na formação dos jovens de Parauapebas.

A cerimônia foi repleta da alegria contagiante dos estudantes, que desfilaram com orgulho, vestidos com as cores vibrantes de suas escolas. A energia dos participantes refletia o espírito de união e superação promovido pelos jogos.

Entre as novidades deste ano, destaca-se a inclusão da categoria Fraldinha, voltada para crianças de 7 e 8 anos — algo que não acontecia há quase uma década. As demais categorias são Pré-Mirim (9 e 10 anos) e Mirim (11 e 12 anos), tanto no masculino quanto no feminino.

Maura Paulino, secretária de Educação

Para a secretária de Educação, Maura Paulino, o resgate das categorias infantis representa um marco importante. “Nós estamos resgatando e trazendo para esse JIPS os alunos da área infantil. Isso há 8 anos mais ou menos não acontecia. Então nós estamos muito felizes de fazer esse resgate e dizer que o esporte, a educação, transforma vidas. E nós precisamos proporcionar isso na vida dessas crianças”, afirmou.

Os jogos acontecerão entre os dias 16 e 31 de maio, nos espaços esportivos do Ginásio Poliesportivo, e nas escolas Chico Mendes, Eduardo Angelim, Cecília Meireles e Dorothy Stang. As modalidades incluem Futsal, Handebol, Mini-Handebol, Queimada, Atletismo e Xadrez, prometendo movimentar toda a rede escolar e inspirar a comunidade a valorizar ainda mais o esporte e a convivência saudável.

Continuar Lendo

Destaque

PM do Pará homenageia policiais militares em evento alusivo aos Dia das Mães

Publicado

no

Fotos: Divulgação

Há dez anos servindo na Polícia Militar do Pará, a cabo Larissa Gaia é também mãe do pequeno Carlos Gabriel, de sete anos. Na manhã desta quinta-feira (8), ela foi uma das homenageadas no evento alusivo ao Dia das Mães realizado pela corporação, e falou sobre os desafios e a força de conciliar a maternidade com a vida militar.

“Pra mim é um reconhecimento muito grande, porque ser mãe e policial militar é como se fosse um sacerdócio. É um sacrifício todos os dias deixar nosso filho em casa, ir para o combate, para o policiamento ostensivo. Vamos ao trabalho com o coração apertado, mas sempre buscando dar o nosso melhor pela sociedade e pela instituição”, disse Larissa, com orgulho. “Ser reconhecida também é importante para os nossos filhos, porque eles nos veem como heroínas. Meu filho tem muito orgulho de mim, e quero honrar essa farda e o amor dele.”

A celebração ocorreu no Comando Geral da PM, em Belém, e reuniu dezenas de mulheres militares. Entre elas, a capitã Jéssica Jodan, com 11 anos de serviço e mãe de uma menina de quatro anos. “É um momento especial. A gente aproveita para rever colegas e refletir sobre o nosso papel na corporação. Foi uma manhã alegre, com palavras de fé, carinho e reconhecimento. Me senti muito prestigiada”, destacou.

O comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, também prestou homenagem às mães da corporação, reconhecendo o esforço diário das mulheres que atuam com firmeza e empatia. “Boas filhas, com certeza, serão boas mães. A missão de ser mãe já é grande por si só, e ser mãe dentro da nossa profissão é uma missão ainda mais nobre. Parabéns a todas vocês que protegem e também cuidam com amor”, declarou o comandante.

Ele também destacou o avanço da participação feminina na instituição. Atualmente, cerca de 10% do efetivo da Polícia Militar do Pará é composto por mulheres, mas esse cenário está em mudança. “Nos concursos mais recentes o curso de formação de oficiais (CFO) e de praças (CFP), aproximadamente 30% dos aprovados são mulheres. Isso mostra uma mudança significativa e positiva. A mulher traz consigo um sentimento de empatia, sensibilidade e doçura, com a firmeza que é inerente à nossa profissão. Esse olhar feminino qualifica ainda mais nosso trabalho”, afirmou o Coronel.

Continua depois da publicidade

A programação contou com sorteio de brindes, mensagens de fé, momentos de descontração e agradecimento às mães militares nos 144 municípios do estado. A cerimônia reforçou o compromisso da Polícia Militar do Pará com a valorização das mulheres que atuam com coragem e dedicação, dentro e fora da farda.

Continuar Lendo

Destaque

Quem é o papa Leão XIV: próximo de Francisco e missionário no Peru

Publicado

no

Papa Leão XIV acena aos fiéis em sua primeira aparição pública / Foto: REUTERS/Yara Nardi

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado no início da tarde nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21. De acordo com o Vaticano, Prevot é o primeiro papa agostiniano.

O lema episcopal do novo pontífice é In Illo uno unum (Em um só nós somos um), palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a exposição sobre o Salmo 127, para explicar que, “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um”.

Durante a última hospitalização de Francisco, o novo papa presidiu o rosário pela saúde de seu antecessor, no dia 3 de março, na Praça São Pedro.

Trajetória

Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, no estado norte-americano de Illinois. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola, e tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.

Em 1977,Prevost ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Fez sua primeira profissão em 2 de setembro de 1978 e, em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.

Estudou na Catholic Theological Union, em Chicago, onde se formou em teologia. Aos 27 anos, foi enviado por seus superiores a Roma para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino. Recebeu sua ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.

Prevost obteve sua licenciatura em 1984 e, no ano seguinte, foi enviado para trabalhar em missão na cidade de Chulucanas, em Piura, Peru, de 1985 a 1986. Em 1987, concluiu seu doutorado com a tese “O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho”. No mesmo ano, foi eleito diretor de vocações e diretor das missões da província agostiniana Mãe do Bom Conselho de Olympia Fields, Illinois.

Em 1988, foi enviado em missão à Trujillo, também no Peru, como diretor do projeto de formação conjunta para aspirantes agostinianos nos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Lá, atuou como prior da comunidade (1988-1992), diretor de formação (1988-1998) e professor dos que professam (1992-1998).

Também na arquidiocese de Trujillo, foi vigário judicial (1989-1998) e professor de direito canônico, patrístico e moral no Seminário Maior San Carlos e San Marcelo.

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” de Chicago, e dois anos e meio depois, no Capítulo Geral Ordinário da Ordem de Santo Agostinho, seus coirmãos o escolheram como prior geral, confirmando-o em 2007 para um segundo mandato.

Continua depois da publicidade

Retorno aos EUA

Em outubro de 2013, retornou à sua província agostiniana, em Chicago, e foi diretor de formação no convento de Santo Agostinho, além de primeiro conselheiro e vigário provincial, cargos que ocupou até que o então papa Francisco o nomeasse, em 3 de novembro de 2014, administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, elevando-o à dignidade episcopal como bispo titular de Sufar.

Prevost entrou na diocese em 7 de novembro, na presença do núncio apostólico James Patrick Green, que o ordenou bispo pouco mais de um mês depois, em 12 de dezembro, durante a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, na Catedral de Santa Maria.

Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo pontífice argentino e, em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, na qual também foi membro do Conselho Econômico e presidente da Comissão de Cultura e Educação.

Proximidade com Francisco

Em 2019, novamente por decisão de Francisco, foi incluído entre os membros da Congregação para o Clero em 13 de julho de 2019 e, no ano seguinte, entre os membros da Congregação para os Bispos. Em abril de 2020, recebeu a nomeação pontifícia também como administrador apostólico da diocese peruana de Callao.

Em 30 de janeiro de 2023, Francisco chamou Prevost a Roma para atuar como prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. Em setembro do mesmo ano, o tornou cardeal, atribuindo-lhe o diaconato de Santa Mônica.

Prevost tomou posse em 28 de janeiro de 2024 e, como chefe do dicastério, participou das últimas viagens apostólicas de Francisco e da primeira e segunda sessões da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, realizadas em Roma de 4 a 29 de outubro de 2023 e de 2 a 27 de outubro de 2024, respectivamente.

Finalmente, em 6 de fevereiro deste ano, Prevost foi promovido à ordem dos bispos pelo pontífice argentino, obtendo o título de Igreja Suburbicária de Albano. 

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas