Destaque
Águia bate Paysandu no Mangueirão nos pênaltis, e avança à grande final do Parazão

Histórico! Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, em Marabá, o Águia superou o Paysandu, no Mangueirão,e se classificou à final do Campeonato Paraense de 2023. Depois de vencer a partida no tempo normal por 2 a 1, o Azulão conseguiu superar os bicolores nos pênaltis, por 4 a 2.
VEJA COMO FOI O JOGO LANCE A LANCE
No tempo normal, a partida foi caracterizada por um primeiro tempo morno e uma segunda etapa bastante truncada. Os gols do duelo foram marcados por Mário Sérgio – para o Papão – e Luam Parede e David Cruz – para o Azulão.
Classificado à final, o Águia de Marabá ainda não sabe quando entrará em campo pelo Parazão. O Azulão aguarda o resultado da outra semifinal – entre Remo e Cametá – para conhecer seu adversário na decisão. As datas da finalíssima ainda não foram informadas pela FPF.
Já o Paysandu terá de jogar a disputa de terceiro lugar do estadual. O duelo, contra o perdedor de Remo e Cametá, dará ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Assim como as partidas da final, as datas ainda não foram divulgadas pela federação.
Primeiro tempo

Partida foi morna no segundo tempo – Foto: Thiago Gomes / O Liberal
Paysandu e Águia fizera um primeiro tempo fraco tecnicamente no Mangueirão. O Azulão, por mais que estivesse atrás no placar agregado, passou a adotar uma postura reativa, buscando jogadas de contra-ataque para chegar à meta bicolor. Por outro lado, o Papão possuía um volume de jogo ineficaz: muita posse de bola, mas sem chutes ao gol de Axel Lopes.
As melhores oportunidades de tirar o zero do placar apareceram somente aos 25 minutos da primeira etapa, quando Wander arriscou de fora da área e quase fez o primeiro do Azulão. Minutos depois, aos 29, Eltinho quase marcou para o Papão, mas teve a finalização bloqueada por Bruno Limão.
O primeiro tempo, que até então tinha poucas emoções, passou a ganhar ritmo na reta final. Aos 32, o Paysandu abriu o placar, com Mário Sérgio. O camisa 9 bicolor mostrou oportunismo ao se posicionar na pequena área e aproveitar rebote de Axel, após chute de Giovane, para abrir o marcador.
Após o Papão ficar na frente do placar e ampliar ainda mais a vantagem no confronto – 2 a 0 no agregado – o Águia se lançou ao ataque e foi recompensado. Aos 45 minutos, já nos últimos suspiros da primeira etapa, Evander recebe na esquerda e cruza na medida para Luam Parede empatar o duelo.
Segundo tempo

Águia virou duelo na segunda etapa. – Foto: Thiago Gomes / O Liberal
No segundo tempo, o Paysandu voltou com maior ímpeto ofensivo. Para deixar a equipe mais leve, Márcio Fernandes tirou Fernando Gabriel e Ricardinho, para colocar Luis Phelipe e Kelvi. Os jovens jogadores deram mais mobilidade ao Bicola, que atacou a defesa marabaense em busca do segundo gol.
No entanto, a gana bicolor teve hora para acabar. Por volta dos 15 minutos da segunda etapa, o Paysandu passou a cair de ritmo e viu o Águia crescer. As entradas de Luan Santos e Adauto no Azulão, somada à saída de Giovane no Papão, fizeram com que o time alviceleste perdesse espaço no meio de campo.
A insistência do Azulão teve efeito aos 30 minutos, quando Evandro invadiu a área e foi derrubado. David Cruz partiu para a cobrança e mandou no canto direito de Thiago Coelho. A bola ainda triscou na trave antes de entrar.
A partir da virada, a partida se transformou num ataque contra defesa. O Azulão, se segurou na defesa, para garantir o resultado. Já o Papão, tentou ir ao ataque, mas sofria com problemas físicos nos jogadores. Roger, que havia entrado na segunda etapa, foi sacado, assim como João Vieira.
Penalidades

Águia comemora classificação no Mangueirão – Foto: Thiago Gomes/ O Liberal
Com a vitória do Águia por 2 a 1, a vantagem do Paysandu – obtida no jogo de ida, em Marabá, quando venceu por 1 a 0 – foi destruída. Dessa forma, o classificado à final será definido nos pênaltis.
Nas primeiras cobranças, ambas as equipes acertaram. Destaque, inclusive, para a batida de Mário Sérgio, que fez de cavadinha. No entanto, na segunda série de chutes, a estrela de Axel Lopes apareceu.
O goleiro do Águia, que já havia se destacado na Copa do Brasil em duelos contra o Goiás e Fortaleza, pegou dois chutes de jogadores bicolores. Por outro lado, todas as cobranças do Azulão foram convertidas, o que levou a equipe de Marabá de volta a uma final de estadual.
Ficha técnica
Paysandu 1 (2) x (4) 2 Águia de Marabá
Semifinal do Campeonato Paraense de 2023 – jogo de volta
Data: 29/04/2023
Local: Estádio Mangueirão
Hora: 19h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Brígida Cirilo Ferreira (AL) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
Gols: Mário Sérgio 32/1T (PAY); Luam Parede 45/1T e David Cruz 29/2T (PAY)
Cartões amarelos: Kelvi e Mário Sérgio (PAY); Betão e Danilo (AGM)
Paysandu: Thiago Coelho; Edilson, Genílson, Filemon e Eltinho; João Vieira (Paulo Henrique), Geovane (Roger)(Samuel Santos), Fernando Gabriel (Luis Phelipe) e Ricardinho (Kelvi); Vinícius Leite e Mário Sérgio. Técnico: Márcio Fernandes.
Águia de Marabá: Axel Lopes; Bruno Limão, David Cruz, Betão e Evandro; Castro (Balão Marabá), Patrick (Adauto), Danilo e Wander (Pablo); Alan Maia (Wendell) e Luam Parede (Luan Santos). Técnico: Mathaus Sodré
Fonte: O Liberal

Destaque
Inscrições Abertas: Up | Down – Pedalando pela Sustentabilidade em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), abre oficialmente nesta quarta-feira, 21, as inscrições para o Up | Down – Ciclismo Sustentável, evento que marca o início da 30ª Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Conectando Pessoas, Culturas e a Natureza”, a programação deste ano promete unir esporte, educação ambiental, cultura e sensibilização ecológica.
O Up | Down – Ciclismo Sustentável será realizado no dia 1º de junho, com concentração a partir das 6h da manhã e largada às 7h, na Portaria de Acesso à Floresta Nacional de Carajás (Flona). O percurso de 30 km (subida e descida) pela estrada Raimundo Mascarenhas desafia ciclistas profissionais e amadores a pedalar em meio à rica biodiversidade da Flona, em um trajeto que combina esporte, contemplação e compromisso com a preservação ambiental.
As inscrições são gratuitas e limitadas a 500 participantes. A partir das 10h de hoje, 21, os interessados já podem garantir sua vaga pelo link abaixo.
https://forms.gle/QNacxPttUfft8T5C6
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Victor Braga, o evento reforça o propósito da Semana do Meio Ambiente de promover a integração entre a população e o patrimônio natural do município. “Essa é uma semana de celebração e de consciência. A subida de Carajás é um símbolo de esforço coletivo, e o Up | Down representa exatamente isso: a nossa capacidade de superar desafios juntos, respeitando e valorizando a natureza”, destacou o secretário.
Programação completa!
Além do passeio ciclístico, a 30ª Semana do Meio Ambiente contará com uma série de atividades voltadas à educação ambiental, à participação comunitária e ao fortalecimento da cultura ecológica em Parauapebas.
Fique atento aos canais oficiais da Prefeitura para acompanhar todos os detalhes da programação e não perder nenhum dos eventos. O futuro sustentável começa com pequenas escolhas — e pode começar com uma pedalada!
Texto: Morgana Albuquerque – Ascom PMP
Destaque
Senador do PT é cassado pela Justiça do Pará por suspeita de compra de voto

O PT Pará e Beto Faro se pronunciaram na noite desta terça-feira (20) após a cassação de mandato do senador. O processo do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) alegou práticas como compra de votos, coerção de eleitores, corrupção e uso indevido de recursos financeiros na campanha.
Em nota oficial, o Partida dos Trabalhadores e Beto Faro ressaltaram que “receberam com serenidade a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, embora dela discordem.”
O PT e o senador frisaram que irão recorrer da decisão: “a verdade será reconhecida e a inocência do senador plenamente comprovada.”
“É importante reforçar que a decisão não tem efeito imediato. Beto Faro segue exercendo normalmente seu mandato no Senado Federal (…) Com a consciência tranquila e o compromisso de sempre, o senador seguirá firme na defesa da democracia”, completa a nota.
Destaque
Vereador Anderson Moratorio propõe política de cooperação regional entre municípios vizinhos

Durante a sessão desta semana na Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Anderson Moratorio (PRD) apresentou a Indicação nº 318/2025, sugerindo ao Executivo Municipal o envio de um projeto de lei que institua uma política de cooperação regional entre municípios limítrofes, com foco em desenvolvimento social, cultural, esportivo e sustentável.
A proposta tem como objetivo estreitar a parceria entre Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Curionópolis, Água Azul do Norte e outras cidades vizinhas, promovendo ações integradas que tragam benefícios diretos à população que vive nas regiões de fronteira.
Para o vereador, a união entre os municípios é fundamental para enfrentar desafios compartilhados e ampliar o alcance das políticas públicas.
“A cooperação regional é uma ferramenta poderosa para gerar inclusão social, fortalecer políticas públicas e usar os recursos de forma racional e eficiente. É hora de unirmos forças para enfrentar desafios comuns e promover qualidade de vida para todos”, defendeu Moratorio durante a sessão.
Na justificativa da indicação, o parlamentar destacou exemplos práticos de iniciativas regionais que já apontam resultados positivos e poderiam ser fortalecidas com apoio institucional. Entre eles, citou a Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Graças, localizada entre Parauapebas e Canaã dos Carajás, que desenvolve um importante trabalho de recuperação de dependentes químicos. Outro destaque foi a Região do Garimpo das Pedras, reconhecida pelo seu potencial em gemas, joias e turismo sustentável.
A proposta agora aguarda análise do Executivo Municipal, que poderá elaborar um projeto de lei com base na indicação.
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque3 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023