Destaque
Comunidade indígena Xikrin do Kateté entrega documento contendo demanda habitacional nas mãos do ministro das Cidades

Com o objetivo de participar do Seminário Regional sobre moradia popular “Habitação para Todos”, o Ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em Parauapebas, no sudeste do Pará, nesta sexta-feira (14).
Quando na oportunidade a comunidade indígena Xikrin do Kateté entregou documento contendo suas demandas habitacional nas mãos do ministro, solicitando a atenção e apoio do governo federal na viabilização de recursos e acesso de Projeto Habitacional em Atendimento ao Povo Indígena Xikrin.
A entrega foi feita pelo cacique geral, Karangré Xikrin, na companhia do Coordenador do DRI – Departamento de Relações Indígenas da Prefeitura de Parauapebas, Girlan Pereira, considerando que, apesar das grandes evoluções humanas, sociais e tecnológicas a comunidade indígena possui suas deficiências estruturais, sendo a habitação a maior delas, mesmo que diante dessa realidade a Prefeitura Municipal de Parauapebas-PMP, por meio do Departamento de Relações Indígenas e Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), tem realizado debates junto à comunidade indígena para mudar este cenário e inserir os Xikrin em Programa habitacional, para que se possa garantir a melhoria da qualidade de vida deste povo.
Karangré argumenta que o direito à moradia é assegurado pela Constituição Federal de 1988 e é uma competência comum da União, dos Estados e dos Municípios, cabendo a eles a promoção de programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico. “Registramos no documento a necessidade do apoio e atenção especial para que junto ao município de Parauapebas, possa tomar as medidas necessárias referentes à deliberação da construção de unidades habitacionais na Terra Indígena Xikrin do Kateté, visto há grandes dificuldades enfrentadas por este povo quando se trata de moradia digna”, explicou Karangré Xikrin, considerando que a moradia adequada foi reconhecida em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O representante do governo municipal, Girlan Pereira, qualificou como legítima e importante a manifestação da comunidade através de seu representante, pois, segundo ele, isso auxilia até mesmo o governo municipal que terá mais força ao buscar investimentos junto ao governo federal para execução de projetos habitacionais. “A representatividade social retrata as demandas públicas servindo como parâmetro para o planejamento das ações de governo”, simplifica Girlan Pereira.
Mais presenças – A abertura do evento, sediado no ginásio poliesportivo do município, contou com uma participação massiva do público, onde cerca de três mil pessoas prestigiaram, além da presença do ministro Jader Filho, o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida; o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Picciani; o secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Roberto Queiroz Tomé Júnior; secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Eduardo Andia e de Roberto Lemos, representando a Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos; e autoridades, entre vereadores e prefeitos de várias regiões do Pará.

Destaque
JIPS 2025 é aberto com grande participação e clima de festa em Parauapebas

A manhã desta sexta-feira, 09 de maio, foi marcada por muita animação e espírito esportivo na abertura oficial dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPS) 2025. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu mais de mil pessoas e faz parte das comemorações pelos 37 anos de emancipação do município.
Representando o prefeito Aurélio Goiano, o secretário adjunto de gabinete Fabio Sacramento participou da cerimônia e destacou a importância do evento para a juventude parauapebense. Em sua fala, Sacramento parabenizou todos os diretores, professores e alunos envolvidos na realização dos jogos, que cada um aproveite ao máximo essa experiência que, com certeza, será marcante em suas vidas.

Fábio Sacramento, secretário adjunto do gabinete e a secretária de educação Maura Paulino
“Esse é um momento de celebração da educação, do esporte e da união. Quero parabenizar cada profissional da educação pelo empenho e cada aluno por participar com entusiasmo. Desejo uma excelente competição a todos”, afirmou o secretário adjunto.
Com o tema “Fortalecendo Vínculos, Reconstruindo Saberes: o esporte que une, o aprendizado que transforma”, os JIPS 2025 marcam um novo capítulo na história do esporte escolar do município. Após oito anos, o evento volta a ser realizado com a participação de todos os alunos da rede municipal de ensino. Em edições anteriores, apenas uma parte dos estudantes tinha acesso à competição.
Este ano, 53 escolas participam dos jogos, entre instituições públicas e privadas, da cidade e da zona rural. A expectativa é de dias de integração, espírito esportivo e aprendizado, fortalecendo o papel do esporte na formação dos jovens de Parauapebas.
A cerimônia foi repleta da alegria contagiante dos estudantes, que desfilaram com orgulho, vestidos com as cores vibrantes de suas escolas. A energia dos participantes refletia o espírito de união e superação promovido pelos jogos.
Entre as novidades deste ano, destaca-se a inclusão da categoria Fraldinha, voltada para crianças de 7 e 8 anos — algo que não acontecia há quase uma década. As demais categorias são Pré-Mirim (9 e 10 anos) e Mirim (11 e 12 anos), tanto no masculino quanto no feminino.

Maura Paulino, secretária de Educação
Para a secretária de Educação, Maura Paulino, o resgate das categorias infantis representa um marco importante. “Nós estamos resgatando e trazendo para esse JIPS os alunos da área infantil. Isso há 8 anos mais ou menos não acontecia. Então nós estamos muito felizes de fazer esse resgate e dizer que o esporte, a educação, transforma vidas. E nós precisamos proporcionar isso na vida dessas crianças”, afirmou.
Os jogos acontecerão entre os dias 16 e 31 de maio, nos espaços esportivos do Ginásio Poliesportivo, e nas escolas Chico Mendes, Eduardo Angelim, Cecília Meireles e Dorothy Stang. As modalidades incluem Futsal, Handebol, Mini-Handebol, Queimada, Atletismo e Xadrez, prometendo movimentar toda a rede escolar e inspirar a comunidade a valorizar ainda mais o esporte e a convivência saudável.
Destaque
Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

O boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (8) indica aumento de hospitalizações por influenza em várias localidades do país, chegando a níveis de moderados a altos de incidência em alguns estados das regiões Norte e Centro-Sul e também no Ceará. Os casos atingem jovens, adultos e idosos.
O InfoGripe chama a atenção também para o número elevado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças de até 2 anos, associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em várias regiões do país.
Segundo o boletim, há sinal de desaceleração do crescimento da SRAG associada ao VSR em crianças, principalmente na Região Centro-Oeste, onde a alta do vírus começou a ser registrada no fim de fevereiro. Esse indício de casos também foi verificado em alguns estados do Sudeste, Norte e Nordeste.
“Apesar desse sinal de interrupção do crescimento de SRAG por VSR, a incidência permanece elevada”, diz a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella.
Mortalidade
De acordo com o boletim, mesmo diante da baixa incidência de SRAG por Sars-CoV-2 (Covid-19) no país, o vírus tem sido a principal causa de mortalidade entre os idosos nas últimas semanas, seguido pela influenza A. Em nível nacional, observa-se uma desaceleração ou interrupção do crescimento da síndrome entre crianças de até 2 anos.
Nas crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, o número de novos casos de SRAG mantém-se em queda, mas, na população de jovens, adultos e idosos, continuam em crescimento.
Máscaras
Tatiana Portella recomenda o uso de máscaras em locais fechados e dentro dos postos de saúde. Em caso de surgimento de sintomas, a orientação é ficar em casa, em isolamento. Caso não seja possível, o indicado é que as pessoas saiam de casa usando máscara.
“Por fim, pedimos às pessoas dos grupos que ainda não se vacinaram contra a influenza A que se vacinem o quanto antes”, concluiu a pesquisadora do InfoGripe.
Estados e capitais
Segundo a edição do InfoGripe divulgada hoje, 13 dos 27 estados brasileiros apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Amapá; Bahia; Ceará; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Pará; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins.
publicidade
Destaque
PM do Pará homenageia policiais militares em evento alusivo aos Dia das Mães

Há dez anos servindo na Polícia Militar do Pará, a cabo Larissa Gaia é também mãe do pequeno Carlos Gabriel, de sete anos. Na manhã desta quinta-feira (8), ela foi uma das homenageadas no evento alusivo ao Dia das Mães realizado pela corporação, e falou sobre os desafios e a força de conciliar a maternidade com a vida militar.
“Pra mim é um reconhecimento muito grande, porque ser mãe e policial militar é como se fosse um sacerdócio. É um sacrifício todos os dias deixar nosso filho em casa, ir para o combate, para o policiamento ostensivo. Vamos ao trabalho com o coração apertado, mas sempre buscando dar o nosso melhor pela sociedade e pela instituição”, disse Larissa, com orgulho. “Ser reconhecida também é importante para os nossos filhos, porque eles nos veem como heroínas. Meu filho tem muito orgulho de mim, e quero honrar essa farda e o amor dele.”

A celebração ocorreu no Comando Geral da PM, em Belém, e reuniu dezenas de mulheres militares. Entre elas, a capitã Jéssica Jodan, com 11 anos de serviço e mãe de uma menina de quatro anos. “É um momento especial. A gente aproveita para rever colegas e refletir sobre o nosso papel na corporação. Foi uma manhã alegre, com palavras de fé, carinho e reconhecimento. Me senti muito prestigiada”, destacou.
O comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, também prestou homenagem às mães da corporação, reconhecendo o esforço diário das mulheres que atuam com firmeza e empatia. “Boas filhas, com certeza, serão boas mães. A missão de ser mãe já é grande por si só, e ser mãe dentro da nossa profissão é uma missão ainda mais nobre. Parabéns a todas vocês que protegem e também cuidam com amor”, declarou o comandante.

Ele também destacou o avanço da participação feminina na instituição. Atualmente, cerca de 10% do efetivo da Polícia Militar do Pará é composto por mulheres, mas esse cenário está em mudança. “Nos concursos mais recentes o curso de formação de oficiais (CFO) e de praças (CFP), aproximadamente 30% dos aprovados são mulheres. Isso mostra uma mudança significativa e positiva. A mulher traz consigo um sentimento de empatia, sensibilidade e doçura, com a firmeza que é inerente à nossa profissão. Esse olhar feminino qualifica ainda mais nosso trabalho”, afirmou o Coronel.
Continua depois da publicidade
A programação contou com sorteio de brindes, mensagens de fé, momentos de descontração e agradecimento às mães militares nos 144 municípios do estado. A cerimônia reforçou o compromisso da Polícia Militar do Pará com a valorização das mulheres que atuam com coragem e dedicação, dentro e fora da farda.
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque3 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023