Saúde
Dentista fala sobre os impactos da alimentação inadequada na saúde bucal

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Riso, que foi dia 6 de novembro, o Hapvida Odonto reforça os cuidados necessários com os dentes e a boca. Conforme a dentista do Sistema Hapvida, Suyana Carneiro, uma das preocupações é em relação ao consumo de alimentos industrializados.
“Esse tipo de dieta pode gerar muito sódio. Além disso, o organismo não recebe os nutrientes necessários para suprir o que nós precisamos, principalmente na nossa saúde bucal. Doces, biscoitos, chocolates, balas, chicletes e refrigerantes são extremamente ricos em açúcar. E quando esses alimentos são ingeridos, as bactérias que ficam na boca transformam esse açúcar em ácido que destrói o esmalte do dente”, explica a especialista.
Segundo Suyana Carneiro, a destruição do esmalte do dente é a porta de entrada para as cáries, que levam às dores e problemas mais complexos como canais, causando desconforto na polpa dental, tecido conjuntivo frouxo que ocupa a cavidade interna do dente e é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelular.
A especialista enumera outros alimentos que também afetam a saúde bucal: “Bolos, massas, pães, ou seja, os carboidratos, e frutas cítricas, como limão, laranja, uva, abacaxi também podem prejudicar os dentes”. “Tem que haver um equilíbrio na ingestão deles, pois a ingestão exagerada desses alimentos causa prejuízo à saúde e, principalmente, na nossa saúde bucal”, sugere a dentista.
Há também o cuidado que se deve ter com alimentos extremamente industrializados, como chocolates, pirulitos, por exemplo, que exigem uma mastigação mais forte. Eles podem ocasionar a quebra dos dentes.

Destaque
Campanha de Doação de Sangue supera meta

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Para ser doador, todos passam por um processo de triagem, e só após estarem aptos para a doação são direcionados à sala de coleta. O procedimento é simples e é acompanhado por profissionais qualificados para essa atividade. Antes da triagem, todos participam de uma palestra com enfermeiros e técnicos de enfermagem para compreender a importância desse gesto para quem necessita.
Mayara Alves, adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), destacou a relevância da ação. “É de interesse do município de Parauapebas manter nosso banco de sangue bem abastecido.” Essa campanha é essencial para unirmos forças e salvarmos vidas. Já faço parte da comunidade de doadores há quatro anos, e para mim é uma grande alegria poder contribuir com essa campanha hoje”, afirmou Alves.
Alicélio Pereira, vigilante, esteve na Policlínica para mais uma vez contribuir com esse ato de amor, e falou sobre a importância dessa ação de solidariedade. “Isso é muito importante, pois moramos em uma cidade que não tem um hemocentro, então a dificuldade é grande. A campanha ajuda a salvar outras vidas”, explicou Pereira.
Thaís Cardoso, diretora da Atenção Especializada, ressaltou o valor de uma bolsa de sangue para aqueles que precisam, seja por acidentes ou outras comorbidades. “Esta campanha é realizada periodicamente em Parauapebas, e sua importância se deve ao ato de solidariedade que pode salvar vidas. Uma única doação pode salvar até quatro pessoas. Não é necessário ter medo; o procedimento da coleta é tranquilo. Orientamos que a pessoa faça um café da manhã reforçado antes da doação, e após o procedimento, oferecemos um lanche”, explicou Cardoso.
Campanha de Doação de Sangue Concluída com Sucesso.
A meta da campanha era arrecadar 250 bolsas de sangue, mas o resultado foi ainda mais positivo: foram coletadas 300 bolsas, superando a meta em 20%.
Reportagem: Ana Freitas – Ascom / PMP 2025
Destaque
Parauapebas recebe 2,5 milhões de recursos de Emenda Parlamentar para Semmu e Saúde

Em uma reunião realizada em Brasília, nesta terça-feira, 11, com o deputado federal Joaquim Passarinho, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, e a secretária da Mulher, Beatriz Barbosa, garantiram a liberação de recursos significativos para o município. Serão destinados R$ 2,5 milhões para investimentos na Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) e de Saúde (Semsa), refletindo o compromisso da administração com a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos
Parauapebas está passando por uma ampla reconstrução, com esforços concentrados em todos os setores públicos.
As políticas públicas adotadas buscam atender a população de maneira integral, garantindo acesso à saúde de qualidade, educação, segurança pública, além de promover geração de emprego e renda.
Beatriz Barbosa, à frente da Semmu, destacou a importância do investimento na valorização das mulheres do município. “Com 1 milhão destinado a programas de fortalecimento e proteção das mulheres, nosso governo reafirma o compromisso com a segurança, cuidado e a geração de oportunidades para essas guerreiras, que são essenciais na construção de uma sociedade mais justa”, declarou Barbosa.
Em março se comemora 20 anos de Semmu e o 35º Encontro das Mulheres, que terá várias programações com amplas atividades para valorização feminina no município.
No encontro, o prefeito Aurélio Goiano reforçou que a saúde é uma das prioridades da sua gestão. Com os 2,5 milhões conquistados, 1,5 milhão será destinado à saúde, que está necessitando de cuidados urgentes. “Chega de sofrimento! Estou comprometido em garantir que os moradores de Parauapebas tenham a saúde de qualidade que merecem”, afirmou Goiano.
A viagem à capital federal integra a agenda do executivo municipal, que também participa de encontros com prefeitos e prefeitas eleitos em 2024.
Essa é uma oportunidade para os gestores solicitarem apoio ao desenvolvimento de seus municípios.
O deputado federal Joaquim Passarinho, aliado constante de Aurélio Goiano, reafirmou o compromisso com Parauapebas.
“Esta é apenas uma das emendas que destinarei ao município na gestão de Goiano. Estarei sempre ao lado do prefeito para ajudar na reconstrução e no progresso de Parauapebas”, afirmou Passarinho.
Reportagem: Ana Freitas – Ascom/PMP 2025
Destaque
Casos de dengue caem quase 60% no Pará em janeiro de 2025

O Pará registrou redução nos casos de dengue em janeiro de 2025, com 501 ocorrências confirmadas até o dia 31, enquanto no mesmo período de 2024 foram contabilizados 1.234 casos. Os dados resultam do monitoramento de arboviroses, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e apontam uma queda de 59% no número de registros.
Os cinco municípios com maior incidência de casos no primeiro mês de 2025 são Rio Maria (56), Belém (48), Marabá (42), Itaituba (38) e Vitória do Xingu (32).
O resultado positivo é reflexo das ações contínuas do governo do Estado, por meio da Sespa, de monitoramento e controle dos focos do mosquito Aedes aegypti. O objetivo é reduzir a proliferação do vetor e evitar o avanço da doença, especialmente no inverno amazônico, período em que o acúmulo de água favorece a reprodução do transmissor.
As arboviroses são doenças virais transmitidas principalmente por mosquitos, como o Aedes aegypti. A coordenadora Estadual de Arboviroses da Sespa, Aline Carneiro, reforça a necessidade do engajamento da população na eliminação de criadouros. “O combate ao mosquito precisa ser uma ação coletiva. As prefeituras e o Estado atuam no controle vetorial, mas é fundamental que a população faça sua parte, verificando semanalmente possíveis locais de acúmulo de água em suas casas com apenas 10 minutos do seu dia”, informa Aline Carneiro.
A Sespa, por meio do Departamento de Controle de Endemias e da Coordenação Estadual de Arboviroses, segue trabalhando com os municípios, oferecendo assessoria técnica, capacitação de profissionais e repasse de insumos, quando necessário.
Entre as principais ações realizadas no ano passado destacam-se a contínua execução do Plano de Contingência Estadual de Dengue, Chikungunya e Zika vírus; implantação de salas de situação das arboviroses e reuniões de alinhamento de ações de combate às doenças.
Sinais e sintomas – Dengue, Chikungunya e Zika são doenças virais transmitidas pelo Aedes aegypti, que apresentam sintomas semelhantes. A Dengue se manifesta com febre alta e repentina, dores moderadas nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira leve.
A Chikungunya causa febre alta de início imediato, dores intensas nas articulações, manchas vermelhas nas primeiras 48 horas, coceira leve e vermelhidão nos olhos, enquanto a Zika se manifesta com febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas nas primeiras 24 horas, coceira leve à intensa e vermelhidão nos olhos.
A Rede Básica de Saúde é a porta de entrada para o atendimento de pacientes com sintomas. Quem apresentar febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e/ou dor de cabeça deve procurar atendimento médico e manter os seguintes cuidados no domicílio:
• Manter caixas d’água, tonéis e barris bem fechados;
• Descartar corretamente o lixo e manter lixeiras tampadas;
• Evitar o acúmulo de água sobre lajes;
• Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
• Armazenar pneus em locais cobertos;
• Proteger ralos com telas finas;
• Vedar fossas;
• Colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas até a borda e lavá-los semanalmente, e
• Eliminar qualquer objeto que possa acumular água, como tampas de garrafas ou cascas de ovo.
Mesmo com as ações dos órgãos de saúde, a participação ativa da população é essencial para eliminar os focos do mosquito. O Estado mantém a sala de situação ativa, oferecendo suporte técnico aos municípios para a atualização e execução dos planos de contingência.
Texto: Bianca Botelho – Ascom/Sespa
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque3 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023