Ligue-se a nós

Geral

Indicado para assumir o SAAEP no governo de Aurélio Goiano fala sobre planos para o município

Publicado

no

O Engenheiro Mecânico Erikson Nunes, indicado pelo prefeito eleito Aurélio Goiano (AVANTE), para assumir a direção executiva do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP), a partir de 2025, participou na manhã desta quinta-feira (5), do Programa Fala Cidade, na Rádio Correio FM e do Programa O Povo na TV, na RedeTV.

Na oportunidade, o futuro gestor do SAAEP compartilhou suas ideias para o setor de saneamento básico da cidade. Durante as entrevistas, Nunes abordou questões urgentes, como investir na infraestrutura de água e esgoto, recuperação dos equipamentos da autarquia e os planos para melhorar a prestação de serviços à população.

Erikson anunciou que, entre janeiro e fevereiro do próximo ano, a população de diversas partes altas da cidade, como os bairros Maranhão, Bela Vista, Cidade Jardim e Paraíso, receberá melhorias significativas na rede de abastecimento de água. O futuro gestor destacou que essas áreas, historicamente afetadas por problemas no abastecimento, terão suas questões resolvidas com obras essenciais, que incluem a ampliação da rede e adequações dos sistemas.

Além disso, o projeto de uma adutora de interligação do Bairro Nova Carajás foi mencionado como uma das ações prioritárias para resolver o déficit no fornecimento de água naquela região. O objetivo de curto prazo, segundo Nunes, é garantir a regularização operacional dos poços artesianos e melhorar a distribuição de água para as famílias.

Um dos pontos mais críticos discutidos por Erikson Nunes foi o estado de sucateamento dos equipamentos e a falta de materiais e veículos dentro da autarquia. O futuro gestor reconheceu que a situação atual é preocupante, mas reforçou que a equipe técnica da nova gestão vai trabalhar para reverter esse quadro.

Erikson destacou ainda a importância de uma gestão eficiente e responsável para garantir que o órgão consiga operar de maneira adequada e atender as necessidades da população.

Segundo Nunes, o prefeito eleito Aurélio Goiano tem como um dos maiores objetivos a reconstrução da cidade e a mudança dos rumos do município. Nesse sentido, uma das prioridades da nova gestão será valorizar os servidores do SAAEP, com a estruturação das equipes e a alocação de recursos de forma mais eficaz.

“É fundamental que os servidores sejam valorizados e que as equipes tenham as condições necessárias para desempenharem suas funções. Atualmente os funcionários não tem o básico para trabalhar. Precisamos de um sistema de distribuição de água mais eficiente, e é isso que vamos trabalhar para implementar”, afirmou Nunes.

Com essas ações, Erikson Nunes traçou um panorama claro do que pretende realizar à frente do SAAEP, com foco na modernização da infraestrutura, melhoria do atendimento à população e na valorização dos servidores.

A gestão futura, alinhada ao desejo de mudança do prefeito eleito, promete transformar Parauapebas, enfrentando desafios antigos e preparando o município para o crescimento e desenvolvimento esperado para os próximos anos.

Erikson Nunes é concursado como Engenheiro Mecânico do SAAEP desde maio de 2017, formou-se na Universidade Federal de Uberlândia-MG em 2004; É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia-MG em 2006 e empresário.

Destaque

Mais de 5 milhões de eleitores terão título cancelado, informa TSE

Publicado

no

Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda - Foto: Marcello Casal Jr

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (20) que deve cancelar mais de 5 milhões de títulos eleitorais de pessoas que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias.

O prazo para regularizar a situação do título se encerrou na segunda (19). Esses eleitores, contudo, ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento.

Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo.

O TSE informa ainda que o cancelamento não será comunicado individualmente. O eleitor pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE.

“Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”, alerta a Justiça Eleitoral. “Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título”.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado.

Continuar Lendo

Destaque

Em Rio Maria, Adepará inicia a campanha de atualização de cadastro de animais

Publicado

no

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), iniciou nesta quinta-feira, 15, no Espaço de Leilões Valeu O Boi, em Rio Maria, a campanha de atualização de cadastro de animais existentes nas propriedades rurais.

O encontro contou com a programação de três painéis. O primeiro sobre o cadastro agropecuário, como será feito; o segundo painel com o tema “Um ano de status livre de aftosa sem vacinação’’; e o terceiro apresentando o Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará – SRBIPA, desenvolvido pela Agência de Defesa.

O cadastro é base para ações de defesa agropecuária, com o reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação. A Adepará iniciou o processo de substituição da vacina por uma vigilância baseada em fatores de risco como. “O cadastro são as informações da propriedade, da exploração pecuária que são todas as espécies que estão sendo criadas em fazendas, sítios, ranchos. Para fazer uma ação de emergência sanitária a agência de defesa precisa conhecer o seu território e rebanho. Essa é a oportunidade para o produtor fazer essa atualização”, disse o gerente de Cadastro e Rastreabilidade, médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da Adepará, Bárbara Lopes.

Foto: Nathalia Lima/Ascom Adepará

“Com a retirada da vacina contra febre aftosa, nós produtores acabamos ficando acomodados, nem digo todos, mas grande parte, sim. Essa atualização cadastral vai nos lembrar da necessidade de ir até a Adepará para atualizar nosso rebanho, lembra também de fazer prevenção. É sempre vigilante com a saúde dos animais, com todo nosso histórico de vacina e cuidados que um animal precisa”, comentou a produtora rural Adriane Rezende Remor.

Status livre de aftosa sem vacinação – A retirada da vacina contra a febre aftosa impõe um modelo de produção mais sustentável. Com o fim da imunização os produtores precisam estar mais atentos à saúde dos animais e comunicar a Adepará qualquer suspeita de sintomas sugestivos de doença vesicular nos animais, como febre, salivação excessiva, feridas na boca, dificuldade para se alimentar, mancar ou andar com dificuldade e lesões nas patas.

“A gente vem fazendo a vigilância justamente para detectar se estiver acontecendo alguma suspeita com sintoma, é feita a inspeção clínica de pata e boca, não encontrou lesão, não encontrou sintoma, não tem animal babando, não tem animal mancando, não tem vesícula, não tem nada, a gente consegue comprovar que não tem doença no rebanho do Estado do Pará”, afirma a médica veterinária e gerente de Vigilância para Febre Aftosa, Doenças Vesiculares e Análise de Risco, Glaucy Carreira.

Foto: Nathalia Lima/Ascom Adepará

O encontro teve a participação de 200 produtores para o lançamento da campanha e teve o apoio do Sindicato Rural de Rio Maria, Espaço de Leilão Valeu O Boi, Sindicato Rural de Xinguara e prefeitura de Rio Maria.

Continuar Lendo

Destaque

Parauapebas avança na inclusão: Câmara aprova Semana Municipal da Maternidade Atípica

Publicado

no

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 021/2025, de autoria do vereador Anderson Moratorio(PRD), que institui a Semana Municipal da Maternidade Atípica. A iniciativa busca reconhecer, valorizar e apoiar mães de filhos com condições do neurodesenvolvimento ou outras particularidades, promovendo inclusão, acolhimento e respeito aos seus direitos.

A ser comemorada anualmente na terceira semana de maio, a Semana da Maternidade Atípica agora integra o Calendário Oficial de Eventos do Município. O projeto tem como objetivo estimular políticas públicas voltadas para a saúde mental dessas mães, fomentar o debate público sobre os desafios da maternidade atípica e apoiar ações da sociedade civil que promovam a luta anticapacitista.

Em sua justificativa, o vereador destacou que essas mulheres enfrentam, muitas vezes sozinhas, os desafios do cuidado constante, diante da ausência de políticas públicas eficazes e da falta de flexibilidade do setor privado. “A proposta visa dar visibilidade e garantir um ambiente de suporte digno a essas mães que dedicam suas vidas ao cuidado e educação dos filhos com deficiência”, afirma Anderson Moratorio.

Com a sanção do projeto pelo prefeito Aurélio Goiano, Parauapebas dá mais um passo na construção de uma cidade mais inclusiva, humana e atenta à diversidade das realidades familiares.

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas