Ligue-se a nós

Geral

Jovens de Canaã se destacam em evento mundial de Capoeira

Publicado

no

David Gabriel Santos é capoeirista e ficou em terceiro lugar no VMB8 100K - Fotos: Carol de Andrade

Medalha no peito e um sorriso estampado no rosto. O capoeirista de Canaã dos Carajás (PA), David Gabriel Santos, não esconde a alegria de ter ficado em terceiro lugar na 8ª edição do maior espetáculo de capoeira do mundo, o VMB8 100K (Volta do Mundo Bambas). O evento esportivo foi realizado em Brasília neste mês e reuniu atletas de vários países, como México, Estados Unidos, Emirados Árabes, entre outros.

David Gabriel tem a capoeira em sua vida desde a infância e, mesmo tão jovem, vem trazendo bons resultados para o estado do Pará, sendo destaque nas competições infantojuvenis. “Para mim foi muito gratificante ter ficado em terceiro lugar entre os melhores do mundo. Desde os meus cinco anos de idade, me apaixonei pela capoeira. Comecei a treinar, a treinar, fui ganhando campeonatos e nunca mais parei”, disse o capoeirista, contente.

Foto: Carol de Andrade

Outro jovem capoeirista de Canaã dos Carajás que brilhou na roda de capoeira e conquistou o quarto lugar no VMB8 foi Paulo Vitor Costa dos Santos, de 16 anos. “É muito gratificante, é uma grande honra. Foram muitos dias de treino. Ficamos muito felizes, porque chegar até onde chegamos, entre 52 atletas, não é fácil”, ressaltou.

Paulo Vitor Costa dos Santos ficou em quarto lugar no VMB8

O espaço onde os jovens treinam é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado ao CRAS por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O professor do SCFV, Paulo Araújo dos Santos (Camaleão) que conduz as aulas de capoeira, destaca a felicidade pelo sucesso nas competições e fala sobre a importância da modalidade, que mistura arte e esporte. “Sou facilitador aqui há 12 anos, e é muito gratificante poder contribuir na formação dessas crianças e adolescentes. Estamos realizando um trabalho com muita sinceridade. Estamos formando campeões e ajudando a transformar a vida de jovens por meio da capoeira.”

O professor, Paulo Araújo dos Santos (Camaleão) quem conduz as aulas de capoeira no SCFV

Além da capoeira, o SCFV oferece outras atividades, como artes visuais, oficinas de jogos, música, entre outras. “O principal objetivo do espaço é oferecer um serviço de proteção social básica, que acontece no CRAS, com o intuito de complementar o trabalho realizado com as famílias, fortalecendo as relações familiares e comunitárias, além de prevenir situações de risco social”, ressalta a coordenadora do SCFV da Criança e Adolescente, Erica Santos da Silva.

Equipe do SCFV da Criança e Adolescente

No SCFV de Canaã dos Carajás, são atendidas 240 crianças. O espaço está localizado no CRAS do Novo Brasil e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, no contraturno escolar.

Destaque

Mais de 5 milhões de eleitores terão título cancelado, informa TSE

Publicado

no

Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda - Foto: Marcello Casal Jr

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (20) que deve cancelar mais de 5 milhões de títulos eleitorais de pessoas que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias.

O prazo para regularizar a situação do título se encerrou na segunda (19). Esses eleitores, contudo, ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento.

Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo.

O TSE informa ainda que o cancelamento não será comunicado individualmente. O eleitor pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE.

“Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”, alerta a Justiça Eleitoral. “Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título”.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado.

Continuar Lendo

Destaque

Em Rio Maria, Adepará inicia a campanha de atualização de cadastro de animais

Publicado

no

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), iniciou nesta quinta-feira, 15, no Espaço de Leilões Valeu O Boi, em Rio Maria, a campanha de atualização de cadastro de animais existentes nas propriedades rurais.

O encontro contou com a programação de três painéis. O primeiro sobre o cadastro agropecuário, como será feito; o segundo painel com o tema “Um ano de status livre de aftosa sem vacinação’’; e o terceiro apresentando o Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará – SRBIPA, desenvolvido pela Agência de Defesa.

O cadastro é base para ações de defesa agropecuária, com o reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação. A Adepará iniciou o processo de substituição da vacina por uma vigilância baseada em fatores de risco como. “O cadastro são as informações da propriedade, da exploração pecuária que são todas as espécies que estão sendo criadas em fazendas, sítios, ranchos. Para fazer uma ação de emergência sanitária a agência de defesa precisa conhecer o seu território e rebanho. Essa é a oportunidade para o produtor fazer essa atualização”, disse o gerente de Cadastro e Rastreabilidade, médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da Adepará, Bárbara Lopes.

Foto: Nathalia Lima/Ascom Adepará

“Com a retirada da vacina contra febre aftosa, nós produtores acabamos ficando acomodados, nem digo todos, mas grande parte, sim. Essa atualização cadastral vai nos lembrar da necessidade de ir até a Adepará para atualizar nosso rebanho, lembra também de fazer prevenção. É sempre vigilante com a saúde dos animais, com todo nosso histórico de vacina e cuidados que um animal precisa”, comentou a produtora rural Adriane Rezende Remor.

Status livre de aftosa sem vacinação – A retirada da vacina contra a febre aftosa impõe um modelo de produção mais sustentável. Com o fim da imunização os produtores precisam estar mais atentos à saúde dos animais e comunicar a Adepará qualquer suspeita de sintomas sugestivos de doença vesicular nos animais, como febre, salivação excessiva, feridas na boca, dificuldade para se alimentar, mancar ou andar com dificuldade e lesões nas patas.

“A gente vem fazendo a vigilância justamente para detectar se estiver acontecendo alguma suspeita com sintoma, é feita a inspeção clínica de pata e boca, não encontrou lesão, não encontrou sintoma, não tem animal babando, não tem animal mancando, não tem vesícula, não tem nada, a gente consegue comprovar que não tem doença no rebanho do Estado do Pará”, afirma a médica veterinária e gerente de Vigilância para Febre Aftosa, Doenças Vesiculares e Análise de Risco, Glaucy Carreira.

Foto: Nathalia Lima/Ascom Adepará

O encontro teve a participação de 200 produtores para o lançamento da campanha e teve o apoio do Sindicato Rural de Rio Maria, Espaço de Leilão Valeu O Boi, Sindicato Rural de Xinguara e prefeitura de Rio Maria.

Continuar Lendo

Destaque

Parauapebas avança na inclusão: Câmara aprova Semana Municipal da Maternidade Atípica

Publicado

no

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto de Lei nº 021/2025, de autoria do vereador Anderson Moratorio(PRD), que institui a Semana Municipal da Maternidade Atípica. A iniciativa busca reconhecer, valorizar e apoiar mães de filhos com condições do neurodesenvolvimento ou outras particularidades, promovendo inclusão, acolhimento e respeito aos seus direitos.

A ser comemorada anualmente na terceira semana de maio, a Semana da Maternidade Atípica agora integra o Calendário Oficial de Eventos do Município. O projeto tem como objetivo estimular políticas públicas voltadas para a saúde mental dessas mães, fomentar o debate público sobre os desafios da maternidade atípica e apoiar ações da sociedade civil que promovam a luta anticapacitista.

Em sua justificativa, o vereador destacou que essas mulheres enfrentam, muitas vezes sozinhas, os desafios do cuidado constante, diante da ausência de políticas públicas eficazes e da falta de flexibilidade do setor privado. “A proposta visa dar visibilidade e garantir um ambiente de suporte digno a essas mães que dedicam suas vidas ao cuidado e educação dos filhos com deficiência”, afirma Anderson Moratorio.

Com a sanção do projeto pelo prefeito Aurélio Goiano, Parauapebas dá mais um passo na construção de uma cidade mais inclusiva, humana e atenta à diversidade das realidades familiares.

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas