Cidades
Marabá: Incêndio no hospital pauta discurso na retomada dos trabalhos da Câmara

O grave incidente do incêndio no gerador de energia do Hospital Municipal de Marabá (HMM) no dia 28 de julho foi destacado pelo vereador Márcio do São Félix em seu discurso na retomada dos trabalhos em plenário da Câmara Municipal de Marabá. O edil relembrou a agonia vivida por pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade e avaliou que o caos não foi maior graças a recondução de um grupo de servidores contratados, por intervenção dos vereadores da Casa.
Márcio relembrou que na ocasião esteve pessoalmente no HMM representando o Legislativo e dando suporte para que não houvesse prejuízo imediato ao atendimento dos pacientes. Segundo ele, está claro que Marabá precisa de novas estruturas de atendimento que não apenas o Hospital Municipal. “Não dá mais para remendar”, bradou.
O vereador disse aos colegas que é preciso retomar com vigor a pauta abraçada por eles na semana anterior ao recesso de julho, quando a Comissão de Saúde e outros membros do Poder Legislativo cobraram explicações da Prefeitura de Marabá quanto a alguns temas, como a construção de um novo pronto-socorro e outras estruturas de saúde nos bairros, para diminuir a pressão sobre o HMM.
“Não podemos esquecer essa pauta. Ela é necessária. Vimos aí: o caos aconteceu, as vidas foram preservadas, graças a Deus, mas não podemos esperar acontecer, ainda, o pior do pior, porque o pior já está acontecendo diariamente”.
ENTENDA
Um dia após o incêndio que causou momentos de pânico dentro e fora do Hospital Municipal de Marabá (HMM), Sindicato dos Trabalhadores de Saúde Pública do Pará (Sintesp) se manifestou com crítica à estrutura ultrapassada e inadequada da unidade de saúde, na visão da entidade. O hospital possui extensa demanda, já que atende boa parte da população do município e das cidades vizinhas.
Um novo gerador, este alugado, foi instalado no dia seguinte até que seja comprado um novo, por licitação. Pacientes que haviam sido transferidos às pressas para casas como o Hospital de Guarnição do Exército, foram readmitidos no HMM. Chamou atenção no dia do incêndio o acúmulo de pacientes em macas, na calçada, do lado de fora do pátio, nos minutos em que o prédio ficou sem energia.
De acordo com o Sindicato, uma unidade de saúde como o HMM, que está à disposição de atender por volta de 200 mil pessoas, deveria passar por uma reforma de base, tendo em vista o grande déficit. De tal modo, é certo que haja sobrecarga da energia e situações como a de ontem venham se repetir.
No entendimento do diretor do Sintesp Demerval Bento, a unidade de saúde deveria contar com mil leitos e uma base de grande porte. No entanto, nunca se ouviu falar nem mesmo de um projeto para aumentar a cobertura. Para ele, que se coloca não apenas como membro à frente do sindicato, mas como residente de Marabá, o incêndio no gerador foi apenas um sinal de natureza grave para mostrar que há o potencial de ocorrer um acidente mais expressivo.
Fonte: Correio

Cidades
Prefeitos irão se reunir em Brasília a partir de amanhã

Começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta-feira (13), em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Reunirá gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.
Na abertura, está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros. Dentre as mais de 170 atividades simultâneas figuram informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.
Também serão abordados o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.
Processo de transição
“O governo federal entende que esse processo de transição é um momento crucial para a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento das parcerias entre o governo federal e os municípios. Assim, o governo federal se prepara agora para o lançamento da terceira edição do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reunirá mais de 20 mil pessoas em Brasília”, informou o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e correalizada pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Para participar do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas é necessário realizar inscrição prévia no site da SRI. As atividades serão distribuídas entre os auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação completa está disponível aqui.
Reportagem: Luciano Nascimento – Agência Brasil
Cidades
Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos
Cidades
Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.
“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará
Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.
Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará
Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.
Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque3 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023