Cidades
Prefeita participa, em Belém, da III Marcha em Defesa dos Municípios do Pará

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, participou nesta terça-feira (14) da III Marcha a Belém em Defesa dos Municípios, evento realizado na capital do estado, e que reuniu cerca de 100 prefeitos do Pará. O encontro trouxe especialistas e gestores públicos para debater os desafios e potencialidades das cidades do estado, e contou com a presença do governador Helder Barbalho.
“Estamos juntos para debater sustentabilidade, desenvolvimento, pautas que são comuns a todos os municípios. Nós temos muito a contribuir um com o outro e com o estado. A presença do governador abrilhantou porque esse apoio a todos nós prefeitos faz toda a diferença. O municipalismo é uma orientação que reconhece a importância de cada cidade, suas peculiaridades e potenciais, para a construção do estado do Pará. Estado grande e forte precisa dar atenção e apoio aos seus municípios”, destacou a prefeita de Canaã.
O objetivo do evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), é proporcionar um espaço para a discussão das demandas municipais, envolvendo prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais e técnicos municipais. “Tive a satisfação de estar prefeito de Ananindeua por oito anos. Certamente foi um passo fundamental, pois sei que, na condição de governador, devo valorizar cada município deste estado para a construção de políticas públicas que possam transformar a vida da nossa população. Falo isso por convicção. A relação é de parceria, acima de tudo. As pessoas não vivem no estado, as pessoas vivem nas cidades. Por isso é tão fundamental fortalecer o protagonismo de cada cidade”, declarou o governador Helder Barbalho.

A programação trouxe especialistas que ministraram palestras sobre temas como empreendedorismo, cidades sustentáveis, desenvolvimento estratégico, e modernização e digitalização dos processos municipais. Além disso, na ocasião também houve o lançamento do Prêmio “FAMEP Destaque Municipal Governança e Gestão 2023”, uma parceria entre FAMEP, Ministério da Economia e Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
A partir do encontro em Belém, serão definidas pautas prioritárias que serão apresentadas pelo presidente da FAMEP e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e pelos presidentes das Associações e Consórcios Regionais para a Bancada Paraense, em Brasília, durante a Marcha Nacional dos Municípios que acontecerá no período de 27 a 30 de março.
Mais políticas sociais
Com o maior PIB do Pará, Canaã dos Carajás é uma das cidades mais prósperas do Norte. O município tem atuado com protagonismo regional e pretende apontar, na Marcha Nacional, a necessidade do fomento a políticas sociais voltadas aos municípios mineradores. “Nós, que somos municípios mineradores, que temos uma alta arrecadação, precisamos estar atentos e comprometidos com as questões socioeconômicas. Enfrentamos fenômenos migratórios: todos os dias recebemos populações de outras cidades, outros estados, que buscam se estabelecer em Canaã. Isso nos traz desafios porque precisamos gerir serviços públicos e garantias de direitos a essas populações que vêm de fora. Então nosso desafio diz respeito ao desenvolvimento de políticas sociais, e é sempre importante levar essas demandas ao debate, para o tratamento, acolhimento, trabalho que essas populações migratórias necessitam”, destaca Josemira Gadelha.
O governador Helder Barbalho destacou a relevância de que cada gestor municipal do Pará construa as pautas prioritárias que devem ser compartilhadas junto aos gestores estaduais e debatidas em âmbito nacional. “No momento em que se oportunizam encontros dessa natureza, permite-se que experiências sejam multiplicadas e soluções sejam debatidas. Pautem o governo sobre os desafios de cada região para ações que possam criar ambientes mais prósperos e benéficos à população”, declarou. “Queremos aperfeiçoar o ambiente institucional do nosso estado. Por isso criamos a Secretaria das Cidades nessa segunda gestão, para fortalecer o associativismo e municipalismo. Vamos retomar o Governo Itinerante para verificar o que foi realizado, o que está travado e o que precisa ser feito. Diagnosticar prioridades. E os prefeitos são os que podem me dizer quais são as prioridades de cada cidade. Vocês que sabem o que é fundamental para cada município”, completou o governador.
Fonte: Gil Soter – Ascom Canaã

Cidades
Prefeitos irão se reunir em Brasília a partir de amanhã

Começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta-feira (13), em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Reunirá gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.
Na abertura, está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros. Dentre as mais de 170 atividades simultâneas figuram informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.
Também serão abordados o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.
Processo de transição
“O governo federal entende que esse processo de transição é um momento crucial para a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento das parcerias entre o governo federal e os municípios. Assim, o governo federal se prepara agora para o lançamento da terceira edição do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reunirá mais de 20 mil pessoas em Brasília”, informou o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e correalizada pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Para participar do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas é necessário realizar inscrição prévia no site da SRI. As atividades serão distribuídas entre os auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação completa está disponível aqui.
Reportagem: Luciano Nascimento – Agência Brasil
Cidades
Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos
Cidades
Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.
“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará
Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.
Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará
Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.
Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque3 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023