Educação
Prefeitura realiza ação em alusão aos dias mundiais da Síndrome de Down e conscientização do Autismo neste sábado 1º de abril

A prefeitura de Canaã dos Carajás, em alusão aos diais mundiais da Síndrome de Down e da Conscientização sobre o Autismo – comemorados nos dias 21 de março e 2 de abril, respectivamente, realiza, neste sábado (1), uma grande ação para pessoas com deficiência e familiares que desejam acessar mais informações sobre as neurodivergências. Denominado “Mais informação, Menos Preconceito”, o evento será de 8h às 12h, na Usina da Paz.
A programação contará com café da manhã, entrega de camisetas, dinâmicas, palestras, apresentações culturais, rodas de conversas e muito mais. Além disso, será disponibilizada uma sala de recursos multifuncionais para crianças enquanto os pais participam das atividades e também serviços de emissão de cartão de estacionamento, inscrição para CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), exames de tipagem sanguínea e banho de piscina.
O evento Mais Informação, Menos Preconceito é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Fonte: Vitória Ohana – Ascom Canaã

Destaque
Jovens de Parauapebas representam a cidade na Olimpíada Brasileira de Foguetes

O clima é de expectativa e animação nos bastidores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) 2025, que realiza nesta semana sua etapa local. Cerca de cinco mil alunos do 6º ao 9º anos, ciclos finais da rede pública de ensino, participam do evento. A disputa mede precisão, criatividade e conhecimento científico.
Os foguetes, construídos pelos próprios alunos sob orientação dos professores de Ciências, são lançados em uma área delimitada. Cada aluno/equipe tem direito à uma única tentativa. Após o disparo do foguete, os docentes medem a distância alcançada e registram os dados no site oficial da OBAFOG. A etapa local segue até amanhã (15/05), quando se encerram os lançamentos em todo o país.
“É incrível ver a empolgação dos alunos. Eles não só aprendem conceitos científicos na prática, mas também desenvolvem trabalho em equipe e resiliência”, destacou um dos professores responsáveis.
A OBAFOG é uma das principais competições estudantis do país, promovendo o interesse pela física, engenharia e astronomia. A participação dos estudantes não é obrigatória, mas o município vem aumentando a cada ano o número de participação e a disputa já se tornou tradição entre a comunidade escolar em Parauapebas.
“A OBAFOG é mais do que uma competição; é uma oportunidade para nossos alunos vivenciarem a ciência de forma dinâmica e inspiradora. E nós estamos orgulhosos do empenho de cada estudante e professor envolvidos nesse projeto “, destacou Maura Paulino, secretária municipal de Educação.
O resultado da competição será divulgado no site oficial da OBAFOG no dia 30 de junho.
Os melhores desempenhos em nível nacional receberão certificados e medalhas da comissão organizadora.
Reportagem: Márcia Machado
Destaque
Fundação Cultural do Pará entrega 18 mil livros para 44 bibliotecas prisionais do Pará

A Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou na manhã desta terça-feira (29), cerca 18 mil livros à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que serão utilizados na ampliação do acervo de 44 bibliotecas prisionais do Estado do Pará.
Cada uma delas vai receber 400 novas obras literárias escritas por autores paraenses, totalizando 16.600 novos títulos nos locais de leitura localizados em onze regiões de integração do Pará. Nessa etapa, somente a região do Marajó não será alcançada.
A entrega dos acervos foi realizada pelo presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, durante cerimônia realizada no Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua.
“Ficamos muito felizes de ter essa oportunidade de entregar obras paraenses, de editoras paraenses, fortalecendo a nossa cultura literária. Dessa vez incluindo também bibliotecas prisionais. A leitura é com certeza uma das grandes portas para mudar o nosso futuro. Aqui também temos a oportunidade de ver pessoas transformar a sua vida por meio da leitura”, destacou o Presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.
Para o diretor de reinserção social, Valber Duarte, a parceria com a Fundação Cultural do Pará foi essencial para a implementação do projeto de leitura. Além disso, ele reforça que a doação dos livros representa uma forma de democratização do acesso à leitura para essas pessoas privadas de liberdade e uma forma de reinserção delas na sociedade. “A Fundação Cultural tem sido uma parceira fundamental. A leitura é um direito previsto na Lei de Execução Penal, e iniciativas como essa tornam o acesso possível para pessoas em situação de alta vulnerabilidade. A leitura não apenas enriquece culturalmente, como também contribui para a remissão da pena. É um instrumento de transformação e reinserção social”, ressaltou Duarte.
Certificados – Além dos livros, nesta terça-feira a FCP certificou 40 custodiadas que participaram do workshop de formação de leitores para pessoas privadas de liberdade, realizado ao longo do último ano pela Fundação.
Catarina Alcântara, uma das custodiadas que recebeu o certificado do workshop, conta que participar do projeto foi enriquecedor tanto culturalmente como intelectualmente.
Faltando menos de um ano para deixar o Centro de Reeducação Feminino (CRF), Catarina conta que está ansiosa para começar uma vida nova e para apresentar às filhas o mundo da leitura.
“Quando eu leio é o momento em que eu digo que estou livre. Participar do workshop foi uma forma de enriquecer o meu repertório e expandir as minhas perspectivas para o futuro. Eu digo, ler é o essencial para a gente, de fato é uma forma de escape. Eu já tinha contato com a leitura lá fora, mas eu aprendi a valorizar muito mais após estar aqui dentro”, conclui.
Fonte: Agência Pará
Destaque
Movimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica

O Movimento Parauapebas Cidade Universitária foi oficialmente lançado com o objetivo de fortalecer e expandir o ensino superior no município, consolidando uma nova matriz econômica para além da mineração. A iniciativa surge em meio à luta pela criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará e a defesa para que sua sede seja estabelecida em Parauapebas. O evento de lançamento ocorreu na última sexta-feira (28), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Parauapebas.
O vereador Alex Ohana, um dos idealizadores da iniciativa, ressaltou a importância do movimento. “Há muito tempo se fala sobre transformar Parauapebas em uma cidade universitária, consolidando o ensino superior como uma nova matriz econômica. Existem diversas iniciativas nesse sentido, mas era necessário uni-las em um só propósito. Assim nasce o Movimento Parauapebas Cidade Universitária, que tem como carro-chefe a luta pela criação da futura universidade estadual com sede em nosso município”, explicou.

Vereador Alex Ohana – PDT
A iniciativa recebeu apoio imediato de diversas autoridades locais. Ohana agradeceu à diretora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Parauapebas, professora Tatiane Bahia, por levar a demanda ao seu gabinete. O vereador também destacou o suporte do deputado estadual Ivanaldo Braz, do presidente da Câmara, Anderson Moratório, e dos demais membros da Comissão de Educação, que se uniram ao movimento.

Vereador Anderson Moratório, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas
O presidente da Câmara Municipal, Anderson Moratório, reforçou o compromisso do legislativo com a iniciativa. “Nosso objetivo é fazer tudo o que estiver ao alcance da Câmara para que esse movimento se torne realidade e traga um futuro promissor para a educação superior de Parauapebas”, afirmou.
Já o deputado Ivanaldo Braz destacou a importância da mobilização para garantir que Parauapebas não perca a oportunidade de sediar a nova universidade, lembrando a perda da reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que foi destinada a Marabá.

Deputado estadual Ivanaldo Braz – PDT
O evento contou com a presença de representantes do movimento estudantil, vereadores como Erica Ribeiro, Léo Márcio, Sargento Nogueira e Graciele Brito, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da UEPA, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), da mineradora Vale e de outras empresas locais. Também participaram diversas instituições da sociedade civil organizada, reforçando a força coletiva do movimento.
O presidente da OAB Parauapebas, Guilherme Melo, também esteve presente e destacou a relevância histórica do movimento. “Esta é uma iniciativa que certamente trará grandes resultados para Parauapebas. O movimento pode contar com o apoio da OAB para fortalecer essa causa”, declarou.
Com um forte respaldo político, acadêmico e empresarial, o Movimento Parauapebas Cidade Universitária se estabelece como um marco para o futuro do município, alavancando o ensino superior e impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.
Durante o evento também foi assinada uma carta, que será entregue ao governador do Pará, Helder Barbalho, com 18 argumentos técnicos que provam que Parauapebas é o município da região sul e sudeste do Pará mais apropriado para sediar a reitoria da futura universidade.
Texto: Comunicação do Movimento Parauapebas Cidade Universitária
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque3 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023